CI Digital Agência Web - O que é o Algoritmo do instagram? Como ele funciona?

O que é o Algoritmo do instagram? Como ele funciona?


07/02/2019 CI Digital Agência Web

O algoritmo está presente em todas as redes sociais e existe devido ser impossível todos os usuários visualizarem todas as postagens de todas as pessoas e páginas que eles seguem. Ele serve pra mensurar e organizar este grande número de informações, levando em consideração a relação, interesse, tempo, relacionamento, frequência, seguidores e uso.

Inicialmente, o Instagram, funcionava cronologicamente, ou seja, os posts eram exibidos de acordo com a ordem em que eram postados. Isso mudou em 2016, quando se desenvolveu o algoritmo desta rede social, para que apenas o que somente os posts mais relevantes para experiência de cada usuário aparecesse em seus feeds. Porém não significa que ele tenha deixado de lado a temporalidade, mesmo que eles não funcionem mais cronologicamente, ainda um dos critérios do algoritmo, é a lógica temporal

Além da lógica temporal, o algoritmo, analisa o interesse, se o usuário prefere imagens ou vídeos e qual o tipo de imagens que envolve mais este usuário. Isso se deve às ferramentas de reconhecimento de imagem criadas pelo Facebook e que são utilizadas também no instagram.

Como funciona isso?

Por exemplo, se você curte e comenta muito em fotos de Nova Iorque, a chance de aparecerem mais fotos desta cidade é bem maior.

Como toda rede social, é uma rede de relacionamento, este fator não poderia ficar de fora do algoritmo, ou seja, quanto mais você interage com um perfil, através de curtidas, comentários, mensagens privadas, as chances de serem mostrados posts deste perfil no seu feed aumentam.

frequência com que o usuário usa o aplicativo também é um fator considerado. O algoritmo seleciona as melhores postagens desde que a pessoa abriu o app pela última vez, fazendo com que as pessoas que abrem várias vezes o aplicativo por dia tenham menos chance de ver publicações repitidas.

Os seguidores são importantes. Quanto mais perfis você segue, maior a variedade de posts no seu feed.

tempo de permanência no aplicativo é outro ponto analisado. Usuários que ficam pouco tempo no instagram, verão somente os posts mais relevantes, já os que ficam maior período rolando o feed, verão postagens mais variadas e de qualidade inferior. 

 

Por Marcelo Xavier - Publicitário - MBA em Mídias Sociais Digitais.